• Giovana Quini

05 Dicas para abrir um negócio

Com a chegada de um ano novo, os sonhos são reavivados e, em muitos casos, o desejo (ou necessidade) de abrir um negócio volta à tona.

Em 25 anos de experiência com gestão de negócios e principalmente nos últimos 15 anos ministrando cursos e aulas sobre o assunto, vejo que muitas pessoas querem empreender mas não sabem por onde começar.

Vou aqui dar 05 dicas para que você comece do jeito certo!

Dica 01 – Saiba qual é o seu sonho

Comece identificando qual é o seu sonho. Não comece um negócio próprio porque alguém falou que é bom ou porque dizem que dá dinheiro. Entenda o que você sonha, o que gosta de fazer. Sucesso é ter alegria ao acordar todos os dias e fazer o que se ama.

É claro que você pode começar por algo que ainda não seja o seu sonho. Mas é essencial identificar algo com o que você se identifique. Já pensou em ser médico e desmaiar cada vez que vê sangue? Ou abrir uma escola de educação infantil se você não tem o mínimo de paciência com crianças? Então você precisa em primeiro lugar buscar se conhecer. Saber o que realmente gosta de fazer, com o que se identifica. Lembre-se que você irá dedicar boa parte do seu tempo nisso.

Dica 02 – Descubra o seu super poder

Descubra qual é o seu super poder, ou seja o que você faz muito bem. Quais são os seus dons, suas competências, aquilo que você faz muito bem, o que te dá resultados e você é elogiado por outras pessoas. Com certeza as pessoas que estão ao seu redor te elogiam por algo que você faz muito bem. Pode ser um bolo, um brigadeiro, a maneira como você é líder, o jeito como resolve os problemas.... Preste atenção, pois esse pode ser o seu super poder. Não precisa ser algo totalmente inédito que ninguém faz, mas algo em que você se destaca.

Dica 03 – Conheça o mercado

Você precisa de informações, conhecer o mercado onde quer atuar. Qual o perfil de clientes para seu negócio, quais são os concorrentes e quais são os fornecedores, qual o crescimento do mercado? Mais que uma dica, fica aqui um alerta: Não inicie um novo negócio sem conhecer o mercado onde você vai atuar. Esse é um erro muito comum dos empreendedores e pode levar à sérios problemas.

Pesquise, busque informações, visite outras empresas no mesmo mercado, converse com pessoas que possam ser seus possíveis clientes, mas também converse com pessoas que não estejam dentro do perfil. Busque os números que mostrem o crescimento do mercado nos últimos anos em organizações sérias. Vários institutos de pesquisa publicam sempre esses números e servem sim para que você conheça o mercado.

Dica 04 – Planeje tudo

Para iniciar qualquer negócio, qualquer projeto, você precisa planejar! O planejamento te dá a oportunidade de conhecer onde está e visualizar onde quer chegar. Já pensou em fazer uma viagem sem antes conhecer o caminho, preparar as malas, reservar a estadia? Assim também é empreender, não dá para embarcar nessa viagem sem antes planejar. E não digo aqui que você precisa escrever um plano de negócios com 300 páginas antes de começar.

Mas te afirmo que, se quiser ter sucesso em qualquer empreendimento você precisa de um mínimo de planejamento. Entender exatamente onde está: qual é o seu sonho, qual é o seu super poder, como está o mercado onde você quer atuar, quais são as competências que você precisa ter, quanto você precisa investir e – principalmente – onde você quer chegar e qual é o caminho?

Dica 05 – Acredite em Você!

Acredite, em primeiro lugar em você! Você é um ser único que tem toda a competência e potencial para realizar esse negócio. Aquilo que você ainda não sabe, irá estudar. Mas, acredite que é capaz! O empreendedor irá ouvir alguns “nãos” e os primeiros podem vir das pessoas mais próximas. Cuidado, não deixe que isso te desmotive. Acredite em você, no seu potencial, na sua vontade, no seu sonho!

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo