• Giovana Quini

A equipe que leva o sucesso à empresa

Nenhuma empresa vive sem pessoas. Sejam pessoas comprando, sejam pessoas produzindo. Uma empresa é uma organização que vive de pessoas e para pessoas.

Nesse sentido, é necessário um cuidado muito especial com essas pessoas.



Primeiro você precisa conhecer muito bem quem é o seu cliente, qual o perfil de cliente você tem. Depois que você define esse perfil, você pode entender o perfil de profissional que precisa contratar para fazer parte de sua equipe.

Por exemplo, se o seu público for de terceira idade, você precisa de uma equipe calma, com paciência para atender às necessidades desse público. Se o seu público for infantil, você precisa de profissionais com energia para acompanhar o ritmo dessas crianças.

Para cada público há uma necessidade. Mesmo além da capacidade técnica e da postura profissional, você precisa identificar essas características que farão toda a diferença no atendimento ao seu cliente.

No processo de recrutamento e seleção você irá primeiro anunciar a vaga.

No momento desse anúncio, já deve ter em mente as qualificações necessárias para o candidato, assim como formação e experiência anterior. Deve também traçar o perfil, com as características conforme o público.


Depois da equipe formada é importante fazer um período de integração, onde cada componente da equipe deve ser apresentado à empresa, entender sua missão, visão e seus valores, compreender todos os processos da organização e como as coisas acontecem.

No momento da integração é que as regras do jogo são colocadas às claras. É a oportunidade dos gestores mostrarem quais são as regras de convivência naquele espaço. Somos seres humanos vivendo em sociedade e precisamos de regras nessa convivência.

Sempre repito que ouço muitos empresários reclamarem que os profissionais não vestem a camisa da empresa, principalmente na área da beleza. Porém, observo que o erro não é apenas dos profissionais, uma vez que os empresários não mostram a eles qual é a camisa da empresa. Ou seja, qual é a missão da empresa, quais são seus valores, o que realmente é importante e onde a empresa quer chegar.

A ANVISA orienta que cada empresa na área da beleza tenha um Manual de Rotinas e Procedimentos e é nesse documento que podemos definir algumas regras como por exemplo, cuidados com equipamentos, atendimento ao cliente, postura profissional, uso de uniformes ou padrão de vestimenta, entre outros.

Mesmo que seu salão já esteja em funcionamento, é sempre um momento de se refletir novamente sobre os rumos que quer e realinhar a equipe nessa direção. Elaborar esse Manual pode ser o primeiro passo.

A equipe que irá levar o sucesso para a sua empresa, é uma equipe selecionada criteriosamente, alinhada com os propósitos e valores da empresa e, constantemente treinada e motivada.

Isso mesmo, o treinamento, a motivação e o alinhamento devem ser constantes. Treinamento é investimento e deve ser constante. Muitos empresários olham para o treinamento como tempo perdido, simplesmente porque não conseguem mensurar o resultado que ele traz.

Uma equipe sempre alinha e treinada, irá produzir de maneira linear. Por exemplo, se todos os seus profissionais forem constantemente treinados dentro de um padrão de atendimento, todos irão atender da mesma maneira e isso levará ao seu cliente uma imagem de profissionalismo.

Como sempre digo, salão de beleza é uma empresa e deve ser tratada como tal. Indico para as empresa nas quais realizo as mentorias, que façam treinamentos tanto de alinhamento, como motivacionais periodicamente, conforme a maturidade e necessidade de sua equipe.

Os treinamentos motivacionais irão trabalhar o desenvolvimento pessoal, a autoestima, o autoconhecimento e a maturidade emocional de sua equipe. Profissionais equilibrados emocionalmente, produzem mais e muito melhor!

Quer mesmo uma equipe que leve sucesso à sua empresa? Invista em recrutamento, seleção e treinamento. Ou seja, cuide das pessoas que formam sua empresa.

Beijos,

Gi


(Texto original publicado em 14/09/2019)

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