• Giovana Quini

Como a cultura pode motivar a equipe



Estou aqui envolvida em algumas pesquisas para meu próximo ebook e me deparei com algumas histórias incríveis de cultura de empresas e o quanto essa cultura traz resultados.


Mas você sabe o que é cultura de uma empresa?


É o jeito especial de fazer algo.

Quer um exemplo? Quando você vai na Starbucks e pede um café, o atendente escreve o seu nome no copo. Você sabe por que?


Para criar conexão com o cliente. A missão da empresa é inspirar e nutrir o espírito humano. E eles buscam cumprir essa missão através desses pequenos detalhes.


Um caso de sucesso que acompanho há muitos anos é da Natura. Eu já tive oportunidade de visitar a fábrica em Cajamar – SP e comprovei tudo o que vou contar aqui.


Quando uma empresa defini sua cultura, ela precisa implementar isso em todas as suas áreas. Todos os tipos de relacionamentos que a empresa mantém devem ser impregnados por essa cultura. E foi isso que vi na Natura.


A missão da Natura é “Promover o bem-estar-bem através de relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”.


E como podemos então ver isso na prática? Primeiro pelo cuidado e estrutura que a empresa tem com seus profissionais. A grande maioria dos funcionários da Natura são mulheres. Então, uma das preocupações na estrutura da fábrica foi construir uma creche para que as mães pudessem trazer seus bebês para serem cuidados na creche enquanto elas trabalham.


Então, quando vemos em alguma campanha publicitária o bem-estar-bem, observamos que não é apenas um slogan de marketing, mas sim uma prática da empresa.


Quando a Natura lançou a linha de cosméticos baseada nos princípios ativos do Buriti, ela criou uma cooperativa para auxiliar os produtores daquela região a ter uma condição de vida e trabalho melhor.


E sabe onde tudo isso se reflete? Na motivação da equipe e consequentemente, na produção.


Quando alguém se sente “fazendo parte” de algo maior, esse alguém se envolve, se compromete e defende. Assim também é o funcionário da Natura que sente em seu dia a dia esse cuidado e se motiva a trabalhar lá.


Já sabemos que profissional motivado, se envolve, se compromete, se engaja e produz muito mais. Então, como você – gestor do mercado da beleza – pode também criar e implementar uma cultura forte em sua empresa?


Comece escrevendo a Missão, Visão e Valores. Esse é o tripé do planejamento estratégico e vai te ajudar a direcionar sua empresa.

Missão é o motivo, o porque sua empresa existe. Visão é onde você quer chegar, onde a empresa estará em 5, 10 anos e Valores são os ideais de atitudes que estarão presentes nas relações com profissionais, clientes e fornecedores.


Quer saber mais?


Em alguns dias estarei lançando o ebook “Lapidando pedras preciosas”, um verdadeiro manual de Gestão de Pessoas para o mercado da beleza e lá eu te ajudo não só a definir e divulgar sua cultura, mas também a transformar sua equipe em profissionais motivados, engajados e produtivos.


Para ter acesso ao lançamento e a uma oferta especial, entre para o grupo silencioso. O link está na bio do meu Instagram. Ou me mande uma mensagem através do meu site ou minhas redes sociais. Quero muito te ajudar!




Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo