• Giovana Quini

Como começar um novo negócio?

Uma das perguntas que mais recebo em minhas redes sociais é essa: “Como começo um novo negocio?”

No Brasil, quase 70% das mulheres que começam um novo negócio, procuram uma renda extra por necessidade.

Assim, muitas não possuem condições de buscar uma formação superior para isso. Raras são as mulheres que conseguem fazer uma faculdade de Administração de Empresas para administrarem o próprio negócio. E com isso, a grande maioria começa um novo negócio sem nenhum planejamento.

Quando começam um negócio por necessidade, as mulheres começam sem nenhum preparo e com isso, podem cometer erros que as levam à falência.

Então, vamos à um passo a passo para começar a te ajudar!

Primeiro passo - Avalie seu perfil: isso mesmo, para ser uma empreendedora, você precisa de um perfil específico. Algumas competências são essenciais para essa atuação. Se você quiser alguma ajuda, eu tenho em teste disponível lá no meu perfil do Instagram @giovanaquini.oficial, um teste que vai te mostrar se você tem esse perfil. Mas não se preocupe, TODAS as competências são treináveis, ou seja, você pode desenvolver!

Segundo passo - Descubra sua paixão: Para realmente ter sucesso em um novo negócio, você precisa se identificar. Já imaginou se você não gosta de animais, abrir um pet shop? Nunca daria certo! Você precisa entender qual é a sua paixão, o que você faria até de graça (se não precisasse de dinheiro)?

Terceiro passo - Conheça o mercado: É importante um reconhecimento do mercado - quem é o seu público alvo, quais são os seus concorrentes, quem são os possíveis parceiros... Essas informações são valiosas para os próximos passos e você pode ter acesso através de uma pesquisa de mercado.

Quarto passo - Planejamento: Sim, é essencial fazer um planejamento. Desenhar um plano de negócios, vai te dar a perfeita noção do que é o seu negócio, o que vai precisar para seu sucesso e onde pode chegar. Para isso, eu uso uma ferramenta chamada CANVAS. No meu canal do youtube (Giovana Quini) tem vários vídeos onde eu ensino a desenhar o seu CANVAS. Não é difícil!

Quinto passo - Montando a equipe: Todo negócio precisa de uma equipe para fazer funcionar! Você pode até começar sozinha, mas em algum momento, o crescimento vai exigir que você tenha pessoas para te auxiliar e para crescerem ao seu lado. Nesse momento é preciso se preparar para realizar uma boa contratação e principalmente, realizar a gestão da sua equipe de forma consciente, levando todos a se motivarem, se comprometerem e crescerem. Você precisa definir qual o perfil de profissional mais adequado ao público e ao produto ou serviço que vai oferecer. Uma boa indicação de leitura sobre esse assunto é o meu livro: “Como ter uma equipe e não enlouquecer?” disponível na Amazon.

Sexto passo - Legalização: Sim, você precisa se legalizar. Trabalhar de forma legalizada vai te proporcionar mais segurança e tranquilidade para crescer. Para isso você precisa buscar um escritório de contabilidade para realizar a abertura de sua empresa e um advogado para elaborar os contratos necessários.

Sétimo passo - Marketing: Antes que você saia fazendo só propaganda, entenda que Marketing é a ferramenta de comunicação, de apresentação ao seu público. Então para isso, você precisa primeiro conhecer o seu público. Saber qual o perfil, do que ele precisa, o que gosta e o que não gosta. Essas informações você vai levantar na pesquisa de mercado que falamos no começo desse passo a passo. Depois disso sim, você vai escolher qual a melhor ferramenta, qual o melhor meio para sua comunicação. Lá no meu site, você vai encontrar um curso completo sobre o que você precisa para planejar e executar o marketing ideal para seu negócio.

Oitavo passo - Financeiro: Não te jeito, para planejar e criar um negócio, é necessário sim pensar na área financeira. Seja o planejamento inicial de quanto será necessário investir, o cálculo do preço e até o planejamento financeiro, com as projeções necessárias. A empreendedora precisa ter domínio completo das finanças pessoais e da empresa e sempre, separar as duas contas!

Gostou desse começo?

Então me segue nas redes sociais que tem muito mais vindo por aí!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo