• Giovana Quini

Como controlar as emoções da sua equipe

Não ter a certeza do que pode ou não acontecer no futuro, nos dá a sensação de insegurança, levando à ansiedade. Nesse momento de pandemia é exatamente o que todos estamos vivendo!



Na última segunda feira, em diversas cidades de nosso país, os salões de beleza estão autorizados a realizarem atendimentos. E o sentimento é de incerteza e ansiedade.

Não sabemos ao certo qual será o comportamento do cliente. Muitos ainda estão com medo e o retorno será lento. E isso pode trazer desânimo para sua equipe. O que fazer?

Um líder precisa estar preparado para lidar com as emoções de sua equipe, motivar e levá-los a alcançar suas metas e objetivos.

Assim, é importante em primeiro lugar preparar sua equipe. Treinamento nesse momento é essencial. Muitas são as dúvidas quanto aos protocolos de biossegurança, a utilização dos EPI’S e a abordagem do cliente.

Não é à toa, que nos protocolos que retomada, é exigido um treinamento de toda a equipe para essa retomada.

Quando a equipe recebe o devido treinamento, se sente segura para o atendimento. Saber que a gestão do salão está preocupada não só com o cumprimento das normas, mas com a saúde de seus profissionais traz também segurança, conforto e pertencimento, o que melhora muito o clima organizacional.

O próprio gestor precisa nesse momento controlar suas emoções para transmitir para toda a equipe a segurança e o apoio necessário.

De nada vai adiantar o profissional ser firme em não atender o cliente sem máscara, por exemplo, se o gestor amolecer e permitir o atendimento sem o cumprimento das normas.

Todos precisam falar a mesma língua.

Outra maneira de ajudar a controlar as emoções de quem faz parte de sua equipe é trabalhar para que a harmonia e o bom clima organizacional aconteçam sempre.

Mas como fazer isso?

O bom clima depende de diversos fatores: bom relacionamento interpessoal, valorização do talento de cada profissional, respeito a cada indivíduo.

Reuniões regulares são fundamentais para um relacionamento transparente da equipe. No início podem ser difíceis, mas com o tempo, a cada reunião, conseguimos levar cada profissional a respeitar mais o outro e assim, trazer a harmonia aos relacionamentos.

Invista em sua equipe! Ela é seu bem maior!

Nas próximas colunas, vou falar um pouco mais sobre a gestão de pessoas na indústria da beleza, seus desafios e ferramentas para lidar com a área.


Beijos,


Gi


(Texto original publicado em 13/07/2020)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo