• Giovana Quini

Como escolher o nome do seu negócio?

Quando começamos a sonhar com um novo projeto, um empreendimento,  uma empresa, um novo negócio, algo que sempre gera dúvidas e tira o sono dos empreendedores é o nome da empresa.



Primeiro vamos entender a diferença.

Existe a Razão Social que é o nome da Pessoa Jurídica. Aquele nome que vai escrito no Contrato Social, nas notas fiscais. É o nome pelo qual os órgãos oficiais vão conhecer sua empresa.

O seu contador vai fazer uma pesquisa na Junta Comercial da sua cidade para saber se existe alguma empresa que já utiliza esse nome.

Todo nome deve ser único. Não podem haver duas empresas com a mesma Razão Social.

Agora, os seus clientes irão conhecer o nome fantasia ou, a sua marca!

Ao escolher essa marca, você precisa fazer uma pesquisa no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial para saber se esse nome, essa marca não está sendo utilizada. Essa consulta é gratuita.

Claro que, depois dessa pesquisa, você precisa registrar sua marca para evitar que alguém a utilize.

Mas quero falar contigo hoje sobre a principal preocupação que você deve ter ao escolher essa marca, esse nome.

O nome de uma empresa deve revelar sua identidade e tem que estar de acordo com sua missão, sua visão, seus valores e, principalmente, com seu público!!!!!!!!

Infelizmente vejo muitos empreendedores se preocupando com sua vaidade pessoal e esquecendo do principal – o seu cliente!

Vou explicar com um exemplo. Digamos que vamos abrir um salão de beleza. A razão social será Salão de Beleza Giovana Ltda. Esse é o nome que irá estar nas notas fiscais, no contrato social. Mas, como nome fantasia, será Studio Butterfly……

A razão social dificilmente será conhecida por seu cliente, então pode perfeitamente ser utilizado o nome ou sobrenome dos sócios empreendedores. Mas, o nome fantasia deve ter uma identificação direta com o cliente. No caso do exemplo acima, devemos tomar cuidado. Se o salão de beleza for direcionado apenas ao público feminino, não há problema algum, uma vez que Butterfly é borboleta e representa a beleza, a leveza e as transformações que a mulher passa por sua vida.

Porém, se o salão de beleza também atender ao público masculino, o nome não atenderá ao seu propósito e poderá provocar certa resistência com esse público.

Então cuidado, ao escolher o nome, pense primeiro no público que você irá atender. O nome é sonoro? Será fácil do seu público pronunciar? Cuidado com nomes em outros idiomas, isso pode dificultar a identificação e até afastar. Se algum público mais simples vê um nome em outro idioma, pode se sentir intimidado.

O nome deve identificar o seu negócio.


Beijos

Gi


(Texto original publicado em 25/08/2019)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo