• Giovana Quini

Como está sua relação com o ambiente?

O período em que passamos por uma pandemia, com isolamento social, fomos levados a desenvolver atividades de maneiras muito diferentes. Muitos profissionais começaram a trabalhar em casa, o famoso “home office”.

Mas... isso tem sido bom?

Trabalhar em casa requer disciplina, maturidade e um bom relacionamento com seu ambiente.

Vou contar minha experiência para inspirar vocês.

Há alguns anos eu já desenvolvo parte das minhas atividades em casa. Como professora universitária, boa parte da preparação das aulas e correção dos trabalhos e provas eram realizados em casa. Com as mentorias e consultorias para salões de beleza e profissionais, eu também já elaborava material, fazia pesquisas, criava estratégias, sempre do escritório que montei em meu apartamento.

Então pra mim, trabalhar home office era normal. No apartamento que morava, montei um escritório em um dos quartos, com escrivaninha, armário, estante, tudo que eu precisava estava sempre à mão.

No início do mês de março, eu me mudei para a casa da minha mãe para cuidar dela. Ela já tem 74 anos e está com a saúde debilitada, então decidi me dedicar à cuidar dela.

Ao me mudar, tentei continuar com minha rotina de trabalho em casa e senti claramente que minha produtividade despencou! Não conseguia mais produzir como antes e fiquei irritada mesmo!

Conversando com um dos meus mentores, paramos para analisar minha relação com o ambiente e notei que não tinha um “espaço de trabalho” aqui na casa da minha mãe. Estava sempre com o notebook na cozinha, na cama, no quintal.... Mas não tinha um espaço apropriado para trabalhar.

Foi então que separei uma penteadeira e a transformei em uma escrivaninha. No dia seguinte já senti uma enorme diferença. Vários relatórios que estavam parados foram concluídos. A minha produtividade estava voltando.

Decidi então que iria construir um escritório para mim aqui no quintal de casa. E assim fiz. Passei por alguns meses brigando com pedreiros e envolvida na obra, mas hoje tenho um espaço para trabalhar.

O que quero te mostrar com meu exemplo?

Não estou dizendo para que você saia construindo nada! O investimento é alto. Mas que você precisa sim, organizar um espaço para trabalhar. No seu cérebro, existe uma distinção do ambiente de trabalho, no ambiente de lazer, de descanso.

Quando você senta no sofá, seu corpo todo já sabe que é um momento de relaxamento e descanso, então fica difícil para seu cérebro se concentrar no trabalho.

Então, "bora" organizar seus ambientes. Coloque uma mesa, separe um espaço, crie alternativas para que você possa ter a tranquilidade de produzir cada vez mais!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo