
Giovana Quini
Como trazer o cliente de volta e aumentar o faturamento
A retomada está acontecendo a cada dia. Todo o mundo está se readaptando à uma nova rotina, novos procedimentos de cuidados e protocolos de biossegurança.
O ponto em comum entre os empreendedores nesse momento é a preocupação em como trazer o cliente de volta, como aumentar o faturamento em um momento tão delicado?
Com mais de 20 anos de experiência em Gestão Empresarial, dos quais os últimos 10 anos me dediquei à indústria da beleza, desenvolvi algumas ferramentas para cuidar da Gestão de empresas desse mercado.
Como professora universitária, sempre ensinei em sala de aula, todas as teorias da gestão e como consultora, apliquei as teorias através de ferramentas e práticas. Assim, desenvolvi um Método – Salão 4.0.
Nele, baseado no tripé Planejamento, Gestão de Pessoas e Marketing – aplicamos ferramentas práticas e conseguimos assim, aumentar o faturamento da empresa.
Como todos no mercado, tenho acompanhado as dificuldades de todos empreendedores, em especial – na área da beleza. Assim, resolvi entregar essas ferramentas para auxiliar em um momento difícil. Baseada em um dos valores importantes pra mim – parceria.
Ninguém cresce sozinho!
Assim, vou entregar nas próximas colunas, esse método e ensinar a aplicar algumas ferramentas para que você também possa crescer.
O primeiro passo é cuidar do Planejamento!!!!!
Isso mesmo, como está seu planejamento? Primeiro você precisa entender onde está e onde quer chegar. Para isso, algumas ferramentas são essenciais.
Assim como o autoconhecimento é importante para o amadurecimento de qualquer ser humano, o autoconhecimento empresarial é essencial para sua empresa.
Desenvolvi a Roda da Vida Empresarial, uma ferramenta baseada em um processo de coaching que analisa oito áreas da empresa. Temos ainda a análise SWOT, as metas SMART, plano de Ação 5W2H, o plano de negócios CANVAS, entre outros.
O segundo passo é cuidar da Gestão de Pessoas
De nada adianta trazer o cliente de volta de a casa não estiver em ordem! Cada vez que vamos receber uma visita, arrumamos a casa, não é verdade? Então, para receber seu cliente, você precisa “arrumar a casa”, deixar tudo em ordem para que a sua “visita” se sinta o melhor possível.
Assim, precisamos cuidar da equipe de profissionais. Eles precisam estar engajados e motivados para receber o cliente da melhor maneira possível e proporcionar para o cliente a melhor experiência que ele já teve.
O terceiro passo é cuidar do Marketing
Só depois que sabemos como estamos, onde queremos chegar e com a equipe alinhada é que podemos “convidar” nosso cliente. O Marketing é uma ferramenta poderosa que irá comunicar ao seu público alvo tudo que você tem de melhor!
E para isso, temos ferramentas do Marketing Tradicional e do Marketing Digital que vão te ajudar a alcançar seu objetivo.
