• Giovana Quini

Contratação no mundo da beleza

Contratação no mundo da beleza


O mercado da beleza é um dos mais democráticos que existem hoje em nosso país. Não há distinção de sexo, cor, idade, etnia ou formação. Qualquer pessoa pode ingressar nesse mercado a qualquer momento.


Por não termos uma regulamentação no mercado da beleza, não temos também a exigência de uma formação mínima para iniciar. O que facilita muito a entrada de novos profissionais a cada dia.


Porém, isso traz também um grande desafio para qualquer gestor: o recrutamento e seleção de bons profissionais.


E por isso eu quero te ajudar!


O processo seletivo é composto de alguns passos importantes e a cada passo você gestor, precisa conhecer e ter alguns cuidados essenciais. Vamos lá?


Primeiro Passo – O Recrutamento

Esse é o momento que você irá anunciar as vagas, é o passo onde você fala para o mercado que está buscando novos profissionais.


Antes de fazer qualquer anúncio, você precisa saber realmente o que está buscando. Qual é o perfil de profissional que você quer em sua equipe? E é muito importante que você primeiro olhe para o seu público.


Depois de traçar o perfil é o momento de anunciar a vaga.


Seja claro, específico naquilo que você quer. Ao anunciar a vaga, tenha clareza de como será a contratação, quais as condições e as regras de sua empresa.


Segundo Passo – Seleção

Durante o período de recrutamento você receberá o perfil de diversos candidatos e tem a missão agora de selecionar.


Tendo em mente o perfil que você traçou no início, você precisa avaliar cada candidato e entender se ele tem ou não as características e competências que você procura.


Terceiro Passo – Entrevista

Você precisa se preparar para o momento da entrevista. Não é apenas um bate papo descontraído. Você tem a missão de conhecer melhor aquela pessoa e identificar nela o perfil que procura.


Na entrevista você também fará uma avaliação visual dos cuidados do candidato com a própria aparência, o comportamento, o jeito de falar, a maneira como ele se expressa.


Durante a conversa você também deverá deixar claro as condições de contratação, as regras e a maneira de agir em sua empresa.


Quarto Passo – Teste

Como falamos de profissionais da área da beleza que farão o atendimento direto em seus clientes, você deve ser bastante cuidadoso no teste.


Avaliar o comportamento, o tempo gasto em cada serviço, a apresentação, o jeito de falar, a técnica usada, os cuidados com os equipamentos...


Quinto Passo – Integração

Após a contratação é muito importante que você faça um período de integração. Ou seja, um momento onde o seu profissional será apresentado para toda a equipe, conhecerá a cultura de sua empresa.



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br


1 visualização0 comentário