• Giovana Quini

Criação de uma marca - Logotipo

Que alegria, apresento a vocês, meu LOGO:



Quando iniciamos uma nova atividade, uma nova empresa, precisamos definir a marca, a identificação visual e o logotipo. Muitas vezes são itens que irão marcar a memória de seus clientes, trazendo uma identificação até pessoal com eles.

Qual criança não pensa na batata frita quando vê um M amarelo bem grande?

Quem não pensa em um refrigerante refrescante quando vê um C todo desenhado e a cor vermelha?

Viu só como eu apenas descrevi a cor e o formato e sua memória já te levou à duas marcas mundialmente conhecidas? Então, você já pode observar a importância que a escolha dessa identificação visual tem.

Para essas escolhas, alguns fatores devem ser levados em conta.

Em primeiro lugar, você deve sempre pesquisar o perfil do público com o qual irá trabalhar. Afinal de contas, embora o logo e a identificação visual tenha relação com a personalidade do profissional ou da empresa, deve atender ao público para o qual foi direcionada. 

Um fator importante é a cor utilizada. Estudos apresentados através da Psicologia das Cores, mostra que cada cor remete à uma emoção, uma percepção do seu cliente. 

Quando fui criar a minha marca, levei muito em conta a Psicologia das Cores. O azul é uma cor elegante, que transmite honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Traz a sensação de paz e tranquilidade, o que é essencial ao processo de Coaching. O azul escuro promove um negócio seguro, ambicioso e determinado, que são características fortes para o Coach que quer se destacar no mercado e levar segurança aos seus Coachees.

O desenho também é algo importante, pois deve ter um significado, algo que represente a marca, sua essência e personalidade.

Eu escolhi um desenho inspirado na Flór de Lótus. Além de admirar a elegância que esse símbolo tem, pesquisei sobre seu significado.

Observei que no oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual, pois é uma planta aquática que floresce sobre a água. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideias.

Quando caracterizada em azul, a flor de lótus remete ao triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. 

E a escolha do nome?

Quem acompanha minha carreira na área da beleza sabe que já utilizei as marcas: GQ Consultoria e Assessoria e GQ Saúde e Beleza.

Meu foco sempre foi levar serviços de consultoria a empresas da área da beleza. Recentemente ampliei esse mercado para profissionais que também cuidam da beleza, mas tem um olhar para a saúde, que são os massoterapeutas.

Com a minha especialização como Coach, observei que levo muito mais que consultoria. Estou atuando como Coach, Palestrante, Consultora e Mentora de Profissionais e Empresas na Área da Saúde e Beleza. E essa atuação é essencialmente feita por mim, Giovana Quini.

Então, através de uma pesquisa junto ao público alvo, junto aos concorrentes, enfim, uma pesquisa completa de mercado, observei que o forte é realmente o meu nome. O que os clientes buscam é a Giovana Quini, a profissional qualificada, com experiência, e não uma empresa. 

Então decidi solidificar esse conceito, utilizando a partir de agora meu nome como marca.

A escolha do tipo de fonte tem ligação com minha personalidade, com meu estilo. Em algumas próximas publicações vou falar sobre o visagismo e sua importância para qualquer profissional e vocês irão conhecer quem são os visagistas que me acompanham.

Em um estudo de perfil, personalidade, cores, imagem, foi identificado que a cor azul escuro está em minha cartela de cores. Ou seja, a cor azul tem uma identificação e valorização da minha imagem. Nessa análise também descobri que meu estilo pessoal é elegante e estiloso. Já é minha marca registrada o uso do salto alto e a maneira de me vestir. Assim, escolhi uma fonte que representa esse estilo.

Enfim... você pode observar aqui como é importante pensar em todos esses detalhes, pois eles identificarão você no mercado.

Um beijo

Gi


(Texto original publicado em 13/12/2018)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo