• Giovana Quini

Empreendedorismo...

Muitos dizem que ser empreendedor é abrir uma empresa, começar um novo negócio!




Ser empreendedor é muito mais que isso. Eu afirmo hoje que ser empreendedor é um estilo, um perfil de profissional que o mercado está sedento!

Para ser empreendedor várias são as características, competências e habilidades necessárias. Organização, foco, disciplina, respeito aos outros, visão, competência, coragem, determinação, comprometimento, responsabilidade.... ufa! Preciso ter tudo isso? Sim!!!!!

Flávio Augusto do Geraão de Valor diz que o empreendedor precisa ter primordialmente três características: Coragem, Competência e Visão. Coragem pra começar a fazer, Visão para saber onde quer chegar e Competência para fazer acontecer!

Eu concordo com ele. Mas hoje, depois de tantos anos acompanhando empreendedores, estudando sobre empreendedorismo, debatendo e estudando esse assunto em sala de aula, vejo que a característica que mais destaca um empreendedor dos outros profissionais é, sem dúvida, a paixão!

Isso mesmo, paixão pelo que faz!

O empreendedor precisa ser um apaixonado por aquilo que ele faz. Todas as atividades profissionais irão ter problemas em seu caminho.

Eu já acompanho a área da beleza há mais ou menos 10 anos e observo que é a área que menos sente a crise, que mais oferta oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Mas, mesmo em uma área próspera, existem inúmeros problemas!

Para que o empreendedor possa transpor todos esses problemas em busca do seu objetivo, é necessário ter paixão!

É a paixão que nos faz acordar todos os dias cheios de garra, de determinação, de vontade de vencer!

Há alguns anos atrás eu dizia que é necessário descobrir essa paixão e que encontraríamos a felicidade e o sucesso quando estivéssemos exercendo essa paixão. Mas, com a maturidade vem também a observação e a humildade de aprender com o outro. E eu tenho essa felicidade, de me permitir aprender com o outro. Hoje, ao ver tantas histórias incríveis, observo que devemos nos apaixonar por aquilo que fazemos.

Uma das histórias que mais gosto de contar em minhas aulas, é da Sra. Heloiza Helena. Hoje ela é mais conhecida como Dona Zica. É uma carioca incrível que tinha um problema.... ela não gostava do seu cabelo Black Power! E durante muitos anos lutou contra isso. Estudou, batalhou e conseguiu criar um produto que tratasse seu cabelo, dando leveza aos seus cachos. Daí nasceu a Beleza Natural. Hoje ela está à frente de um grupo de empresas que envolvem vários salões de beleza espalhados pelo país, uma indústria química que produz seu produto e até exporta!

Mas o que mais me impressiona na história dela é que as pessoas que a acompanharam de perto, falam que ela não parava seus afazeres em busca do sonho de ter um cabelo cacheado. Pelo contrário, ela vendia lingerie, porcelana, bolo e salgados na praia e na feira. Ela continuou lutando pelo sustento de sua família. E ela conta em uma de suas entrevistas, com um brilho no olhar incrível, que ela se apaixonava por cada uma dessas atividades, pois ela aprendia com cada uma delas.

E você, já descobriu qual é a sua paixão? O que te move? O que te motiva a acordar todos os dias? Está difícil alcançar esse objetivo? 


Apaixone-se pelo que você faz hoje! E verá que o caminhar ficará cada vez mais leve....

Beijos, Gi


(Texto original publicado em 04/12/2018)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo