• Giovana Quini

Meu salão precisa de processos?


Quando você ouve a palavra processos, o que vem à sua mente?

Para a grande maioria das pessoas, logo relacionam a processos jurídicos e isso muitas vezes assusta e gera desconforto.

Mas não é desse tipo de processo que eu quero falar hoje! Vamos falar de processos pré-definidos dentro da sua empresa para trazer qualidade, controle e economia.

Há muitos anos eu afirmo que Salão de Beleza é uma empresa e precisa ser administrado como tal. Te ensinar essa administração, essa gestão é a minha missão!

Você já percebeu que ao comprar pão Pullman, por exemplo, você sempre encontrará todas as fatias e pão do mesmo tamanho, na mesma espessura e até na mesma cor (essa pode até variar mas muito pouco).

Isso acontece pois dentro da fábrica da Pullman, existem processos de produção muito bem definidos. Cada um dos operários e até cada uma das máquinas tem processos e padrões a serem seguidos.

Isso garante a qualidade final do produto entregue ao cliente. Você também pode observar padrões no atendimento de grandes empresas. Em um laboratório médico, quando vamos fazer exame, por exemplo. Geralmente uma atendente faz o pré atendimento, verificando qual é nossa necessidade naquele momento – buscar resultado ou fazer algum exame.

Logo em seguida nos dá uma senha e aguardamos ser chamados. Quando vamos realizar um exame primeiro entregamos o pedido médico, o documento de identificação e a carteirinha do convênio. A atendente fará as mesmas perguntas para todos os clientes, realizará o cadastro e encaminhará à sala respectiva do exame a ser realizado. Na saída, você será convidado a tomar um café.

Todos os clientes são atendidos da mesma maneira, no mesmo padrão, pois existem processos de atendimento e isso – mais uma vez – garante a qualidade, o controle e a economia.

Mas como implantar isso dentro de um salão de beleza?

Primeiro você precisa entender qual experiência quer proporcionar ao seu cliente. Se for uma esmalteria por exemplo, você tem um perfil de cliente que quer um atendimento rápido, ou seja, em 30 minutos tem que realizar a manicure nessa cliente. Então o processo deve descrever o passo a passo e otimizar o tempo de atendimento.

Se você tiver um salão tradicional, o cliente pode buscar conforto, transformação, qualidade técnica. Entenda seu cliente para só depois desenhar esse processo.

Depois é colocar a mão na massa, escrever cada passo do atendimento, elaborando um documento chamado “Manual de Rotinas e Procedimentos”. A ANVISA inclusive orienta que todo estabelecimento da área da beleza tenha um!

Elabore e treine seus profissionais para que todos atendam com o mesmo padrão de qualidade e você se surpreenderá com o retorno dos seus clientes!



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br


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