• Giovana Quini

Motivação e Ânimo



Treinar todos os dias, por uma ou duas horas tem sido a minha rotina. Quando posso, faço uma hora de exercício cardio e uma hora de musculação. Se não é possível, pelo menos quinze minutos de cardio e uma hora de musculação.


E muita gente tem me perguntado o porquê eu faço isso TODOS os dias, como eu consigo fazer isso TODOS os dias!


Em primeiro lugar porque eu tenho uma motivação. Isso mesmo, o que me motiva é meu objetivo. Eu preciso ganhar massa muscular por uma questão de saúde. Descobri no ano passado que tinha cinco hérnias cervicais. Fiz uma cirurgia que evitou a lesão da medula, mas agora eu preciso desenvolver massa muscular para dar estrutura à minha coluna e não ter mais problemas.


Para alcançar esse objetivo eu tenho algumas metas a cumprir: treinar todos os dias, mudar minha alimentação – ingerindo mais proteínas, ter um sono reparador. E isso é o que me motiva.


Mas sinceramente, acordar mais cedo todos os dias e sair – principalmente agora no inverno – para ir treinar não é fácil. Então eu preciso de algo que me traga ânimo, disposição. Para isso, eu tenho uma playlist com músicas que são gatilhos emocionais que me trazem o ânimo que preciso.


E por que eu estou te contando tudo isso?


Porque todo empreendedor também precisa de MOTIVAÇÃO e ÂNIMO! Não é fácil empreender em nosso país e teremos dificuldades todos os dias. Então, precisamos encontrar o que nos motiva e o que nos anima.


Vamos lá, o primeiro passo é encontrar a sua motivação. O que realmente te leva à ação, o que te motiva a fazer algo. Eu sempre oriento meus alunos a pensar no seu propósito de vida, naquilo que sentem que nasceram para fazer.


Se você ainda não encontrou o tal propósito de vida, trace objetivos. Onde quer chegar? O que você quer conquistar nos próximos cinco ou dez anos?


Vamos lá, vou te dar um exemplo: Digamos que você tem um salão de beleza e quer dobrar seu faturamento em dois anos. O seu objetivo é aumentar o faturamento. Para isso, você precisa traçar metas, ou seja, descrever o que precisa fazer para alcançar esse objetivo.


Digamos que uma das metas seja contratar mais um profissional com a cara do seu salão. TODOS os dias, você irá se empenhar em buscar esse profissional. Fará anúncios, agendará entrevistas, fará testes. Tudo para encontrar o profissional ideal para crescer junto com sua equipe.


Mesmo sendo o processo de recrutamento e seleção algo árduo, trabalhoso e difícil, você fará porque tem um objetivo, sabe onde quer chegar.


Como eu disse no início dessa coluna, eu tenho uma motivação – eu sei onde quero chegar! Mas eu também busco ânimo todos os dias. Por mais forte que minha motivação seja, às vezes preciso de algo mais e o meu ânimo para treinar vem da playlist. São gatilhos emocionais que uso – nesse caso – a música.


E você, quais os gatilhos mentais que pode usar para te animar a continuar firme em sua batalha, vencendo cada meta?


Gatilhos mentais podem ser músicas, cheiros, imagens, algo que te traga uma emoção boa, que te traga ânimo, alegria...


Por exemplo: Falando do mesmo exemplo da motivação – você precisa realizar o recrutamento e seleção de profissionais. Se sair para tomar um café em um lugar que você gosta é um gatilho para você, agende a primeira entrevista com o candidato lá.


É claro que esse é um exercício de autoconhecimento. Mas essa, também é uma tarefa de um gestor!



Quer mais dicas? Me segue nas redes sociais que essa semana toda eu vou te ajudar!



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo