• Giovana Quini

Motivando equipes

Você sabe motivar sua equipe?



Em qualquer empreendimento, sempre haverá uma equipe. Seja de produção, atendimento ou vendas, qualquer empresa precisa de pessoas e essas pessoas precisam de um líder.

Liderar uma equipe é como reger uma orquestra. Você já teve a oportunidade de assistir à apresentação de uma orquestra? Já observou como o maestro atua?

Um maestro conhece cada um dos componentes de sua orquestra e o instrumento que toca. Ele conhece o som de cada instrumento, sabe o momento exato que cada um deve tocar e a nota que deve alcançar.

O maestro não precisa, necessariamente, saber tocar cada instrumento, mas ele sabe bem o resultado que quer de cada um.

O empreendedor não precisa fazer tudo, mas precisa conhecer cada função e principalmente, saber o resultado que quer de cada um dos integrantes da sua orquestra, da sua equipe!

Em grandes orquestras temos o spalla que é o primeiro violino. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. Fica sempre ao lado esquerdo do maestro. Mesmo sendo regido pelo maestro e estando hierarquicamente abaixo, o spalla muitas vezes brilha mais que o maestro.

Na sua equipe, em alguns momentos você também terá componentes que irão se destacar. Você precisa estar preparado para isso. Deixar os componentes de sua equipe brilharem e até incentivar isso é um dos fatores que irá desenvolver, unir e motivar sua equipe.

O verdadeiro líder identifica sempre quem são os componentes da equipe que tem competências, características para se destacar. O líder vai trabalhar para motivar essa peça chave para que ele cresça e se desenvolva.

O líder não tem medo de “perder” o seu lugar. Muito pelo contrário, ele sabe que, sua equipe crescendo, ele irá crescer junto!

Com apenas um movimento leve e gentil, o maestro conduz sua orquestra pelos caminhos da partitura...

Assim deve ser o Líder. Com toda leveza e gentileza, deve conduzir sua equipe pelo caminho do sucesso.

Como você se movimenta? Movimentos leves ou bruscos? E suas atitudes, seu comportamento? Não é muito mais agradável estar perto de pessoas que se movimentam e se comportam de modo gentil, leve? Então é assim que você irá conquistar sua equipe. Seja leve, nos movimentos e na maneira como você leva a vida.

Você já viu um maestro parar o espetáculo e gritar com algum músico que errou uma nota?

Com certeza não!

Mas, se você já teve a oportunidade de assistir a apresentação de uma orquestra, já observou que no final, o maestro agradece aos aplausos, mas faz referência à toda a orquestra, levando a plateia a aplaudir aos músicos que se apresentaram.

Isso é postura de liderança.

É claro que músicos erram notas ou o tempo ou a entrada. É claro que o maestro chama a atenção. Mas, em particular. O verdadeiro líder corrige em particular e elogia em público.

Quando você valoriza um integrante da equipe, com certeza irá valorizar toda a equipe. Os componentes da sua equipe observam cada atitude sua e avaliam a todo momento. Se você levar sua equipe, como um maestro leva a sua orquestra, com certeza terá o respeito, a compreensão, a parceira de todos!


Beijos


Gi


(Texto original publicado em 05/06/2019)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo