• Giovana Quini

O maior desafio de um gestor: Gestão de Pessoas




Na semana passada, fiz um texto sobre as principais competências necessárias para quem quer abrir um negócio e deixei para hoje a abordagem sobre uma das principais competências e que representa o maior desafio de qualquer gestor: trabalho em equipe e liderança.

Seja por falta de preparo ou por vaidade, eu vejo muitas vezes que o “dono da empresa”, o empreendedor, o gestor, tem uma grande dificuldade de trabalhar em equipe, de saber dividir as tarefas, dar continuidade ao trabalho do outro, aceitar e respeitar as competências e deficiências dos componentes de sua equipe.

Então vamos lá, como eu consigo então desenvolver essa competência?

Tendo maturidade para entender o seu papel e o papel de cada profissional de sua equipe. O gestor precisa entender que ele é o maestro de uma grande orquestra e que cada instrumento é essencial, tem seu papel, sua importância e precisa ser valorizado.

Em uma orquestra, o maestro conhece o som de cada instrumento e o momento certo de cada um tocar e silenciar. Assim também você gestor e líder, também precisa conhecer cada instrumento da sua orquestra, precisa conhecer cada profissional, quais são as suas forças, competências, no que ele é realmente bom e se destaca e em qual área ele ainda precisa se desenvolver.

Qual foi a última vez que você investiu um tempinho para tomar um café e conversar com alguém da sua equipe? Ouvir a história de vida dos seus profissionais, irá aproximar você deles e essa aproximação só traz benefícios, pois o profissional se sente valorizado e parte de algo muito maior.

Outro ponto a desenvolver é sua inteligência emocional. Lidar com pessoas é um desafio diário e uma das ferramentas principais nesse processo é a inteligência emocional.

A Inteligência Emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade que temos de reconhecer os próprios sentimentos, os sentimentos, emoções e reações do outro, bem como a capacidade de lidar com tudo isso, reconhecendo suas emoções e controlando suas reações.

A mudança de mindset, ou seja, a mudança de mentalidade só vem com o autoconhecimento. Refletir, estudar e entender a si mesmo é um passo essencial. E você tem à sua disposição várias ferramentas para isso. Pode começar com leituras, exercícios práticos, escrita terapêutica, processos de coaching, entre outros.

Mas o primeiro passo realmente é a decisão de fazer dar certo! Quer melhorar sua gestão de pessoas, quer melhorar a competência de liderar sua equipe, quer mesmo atingir ótimos resultados com sua equipe? Então decida começar, decida mudar, se desenvolver. E se precisar de ajuda, me chame!



Profa. Ms. Giovana Quini

Consultora, Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Gestão Empresarial

www.giovanaquini.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo