• Giovana Quini

Onde estou errando?


Onde estou errando com minha equipe?


Essa é uma das perguntas que os gestores mais fazem quando um profissional não atinge suas metas, quando ele falta, atrasa, não produz e não se engaja, não se motiva.


Ser gestor de uma equipe, liderar pessoas é uma tarefa desafiadora e, sinceramente, não é para qualquer um. A notícia boa é que todos podem se habilitar, se preparar para ela!


Estar à frente de pessoas requer algumas habilidades e competências. Mas você sabe a diferença?


Habilidades são qualidades que você tem para fazer algo e Competências são características que você desenvolve através de experiências e treinamentos.


Quando um gestor se questiona onde está errando com sua equipe, ele está identificando que não tem ainda alguma competência e isso o leva a não conquistar algo.


Paulo Vieira diz que “O que eu não tenho é pelo que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria”


Então, bora desenvolver as competências que você precisa para levar sua equipe à excelência, a conquistar tudo aquilo que vocês almejam.


E quais são essas competências? Vamos falar de algumas aqui:


1. Boa comunicação – como já falei na última coluna, a maior reclamação dos profissionais é a falta de comunicação. Um gestor de pessoas precisa desenvolver uma comunicação clara, objetiva, direta e assertiva com sua equipe. Essa competência vai ajudá-lo a delegar tarefas sem mal entendidos e dar um feedback eficiente que traga efetivamente resultados.

Como desenvolver – o primeiro passo é investir em leitura, ela desenvolve o vocabulário e a escrita. É claro que a experiência no trabalho vai te ajudar a desenvolver, mas cursos também podem acelerar o processo, como o curso de oratória.


2. Saber delegar tarefas – um gestor de pessoas precisa ser justo e equilibrar a divisão de tarefas. Não dá pra favorecer um membro da equipe, dando a ele menos tarefas ou mais simples. É necessário ter equilíbrio para

Como desenvolver – essa competência você irá desenvolver através da sua experiência, ela vem com o tempo. É importante você observar os profissionais de sua equipe para identificar qual profissional tem mais facilidade com determinada tarefa, aqueles que são mais proativos e os que precisam mais de atenção.


3. Mediar e resolver conflitos – Faz parte das atribuições de um líder negociar, mediar e resolver conflitos. Assim, conhecer ferramentas de negociação e para resolver os conflitos do dia a dia é essencial.

Como desenvolver – a experiência pessoal vai trazer essa competência, sem dúvida alguma. Mas cursos sobre negociação também podem te ajudar muito.


4. Inteligência Emocional – A capacidade de me conectar comigo mesmo e trazer o melhor de mim, assim como a capacidade de me conectar com o outro e extrair o melhor do outro. Um gestor, que está à frente de uma equipe precisa desenvolver a Inteligência Emocional para trazer o melhor dele mesmo e de sua equipe.

Como desenvolver – muita leitura sobre o assunto, processos de coaching e cursos.


Estou preparando algo muito especial para desenvolver a Inteligência Emocional dos gestores e profissionais do mercado da beleza. Me acompanhe aqui e no Instagram para saber logo logo...

@giovanaquini.oficial



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo