• Giovana Quini

Planejamento Estratégico

Na semana passada eu postei no Youtube uma série de vídeos sobre Planejamento Estratégico.


Você sabe o que é isso?


O Planejamento Estratégico nasceu com os militares. Antigos reis e governantes queriam aumentar seu poder e para isso, precisavam dominar outros povoados. Eles faziam isso atraves das guerras. Durante muitos anos, as guerras eram conduzidas sem nenhum preparo e muitas pessoas morriam sem necessidade.

Os militares então começaram a pensar antes de agir.  Analisar o oponente e se preparar para a guerra.


Planejar é isso, pensar antes de agir.


Quando falamos de Planejamento Estratégico de uma empresa, começamos pensando em seu tripé: Missão,  Visão e Valores.

Missão é a declaração do que a organização vai entregar de produtos ou serviços,  pra quem ela vai direcionar, ou seja, qual seu público alvo e porquê ela quer isso, com que intuito ela vai produzir.

A Visão é onde essa organização quer chegar. Quando descrevemos a visão de uma empresa, precisamos determinar prazos. Em quanto tempo a empresa quer atingir aquela meta. E a visão é sempre reescrita.

Mas o mais difícil sem dúvida é escrever os valores, pois além de escrever, a organização deve praticar em todas as suas relações. 

Valores são os ideias de atitude, ou seja, como a empresa vai encaminhar as relações com funcionários,  fornecedores, clientes e comunidade em geral.

Por exemplo: se a empresa fala que respeito ao ser humano é um dos seus valores, de nada adianta receber o cliente com tapete vermelho e cuidar bem dele, se maltrata o funcionário, não lhe dá condições humanas de trabalho.


Outro ponto muito importante no Planejamento Estratégico é traçar as estratégias.  Quando descrevemos qual é a visão,  ou seja, onde a empresa quer chegar, traçamos um caminho e analisamos tudo o que pode ajudar ou prejudicar esse caminho. Mas não adianta apenas apontar o que ajuda ou atrapalha, temos que traçar estratégias para isso.

Por exemplo, sua empresa quer se tornar o maior salão especializado em cabelo afro da região.  Mas, você viu que não tem espaço físico para isso, o imóvel onde está é pequeno.

Que estratégia vai usar para que o espaço físico não seja um problema? Pode alugar salas ao lado, buscar outro imóvel maior na mesma região....... busque soluções para que isso não te impeça de crescer. 

Mas essas estratégias também devem ser traçadas nos pontos que irão lhe ajudar.  

Por exemplo: você encaminhou sua equipe de manicures para fazer o melhor curso de atualização e hoje são as melhores profissionais em unhas de gel. O que isso vai ajudar se você não comunicar? Se o seu cliente não souber que você tem profissionais qualificados e que oferta esse serviço,  não tem como comprar. Então,  qual estratégia você vai utilizar para comunicar isso? Faça seu marketing.


Me acompanhe também no Instagram e no Youtube que sempre trago mais novidades.....

Um beijo

Gi


(Texto original publicado em 30/01/2019)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo