• Giovana Quini

Psicologia das cores e a identidade da empresa

Quando iniciamos um negócio, precisamos criar a identidade dessa empresa.  Já falamos em matérias anteriores sobre a definição do nome e a criação do logotipo.




Hoje, quero me concentrar nas cores que você irá escolher para representar seu negócio.

A Psicologia das Cores é um estudo sobre como o nosso cérebro identifica as cores existente e transforma essas cores em sensações e emoções. Trata-se de um aprofundamento psicológico que busca compreender qual influência cada cor tem sobre o comportamento humano.

Esse estudo é direcionado principalmente à publicidade e marketing, uma vez em que tudo é pensado para direcionar as emoções do cliente e sua decisão de compra.

Tanto na apresentação do produto, na decoração do ambiente, como na criação do layout, a escolha das cores é essencial para criar uma identificação do seu negócio e uma aproximação com seu cliente.

A psicologia das cores mostra que a cor utilizada influencia diretamente na decisão e compra das pessoas. A escolha é baseada em emoções e sensações e essas, são estimuladas pelas cores.

Algumas pesquisas mostram o porque entender da psicologia das cores é tão importante para a conquista do cliente:

  • 93% dos consumidores são atraídos e avaliam primeiramente os aspectos visuais do produto;

  • 80% das pessoas se simpatizam com determinada marca e lembram dela, apenas quando a marca possui as cores de sua preferência;

  • 60% das pessoas decidem comprar um produto, quando a palavra “garantido” está associada ao mesmo.

  • 52% das pessoas estão dispostas a entrar em uma loja se as palavras “promoção” ou “liquidação” estiverem na vitrine.

  • 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site;

Para escolher a cor ideal do seu logo, a cor que irá identificar seu produto ou serviço e até a cor que usará na decoração do seu ambiente, você deve levar em conta o público alvo com o qual quer trabalhar. Qual é o tipo de consumidor? As cores frequentemente atraem diferentes tipos de consumidores. Entender essa relação pode ser um passo importante para a escolha.

Cores como vermelho, laranja e amarelo atraem consumidores que compram por impulso, os consumidores compulsivos. Observem que essas cores são muito utilizadas em empresas que atuam no varejo e na alimentação. Quantas lanchonetes fast food que você conhece usam o vermelho e o amarelo?

Por outro lado, temos também os consumidores racionais que são atraídos por cores como verde e azul marinho. Essas cores são frequentemente usadas por bancos e empresas que possuem como público alvo consumidores com orçamento fixo e que pensam bem antes de uma compra.

Quem é o seu público? A maioria é homem ou mulher? Que mensagem você quer transmitir? Que produto ou serviço você quer entregar? Que emoção ou sensação você quer despertar nesse público?

Pense, pesquise e avalie muito bem, pois a escolha das cores irá influenciar no relacionamento com seu cliente e, consequentemente, em seu faturamento também.



Beijos,


Gi


(Texto original publicado em 28/08/2019)

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