• Giovana Quini

Quais os pilares da gestão do seu negócio


Atuar na gestão do seu negócio é um desafio digno de um malabarista! Pensar em cada um dos pilares é função sim do gestor e você precisa estar preparado. Vamos falar sobre cada um deles?

Semana que vem vou trazer ferramentas para te ajudar nesse malabarismo....

Primeiro vamos lembrar de algo essencial – Salão de Beleza é uma empresa e você – profissional da beleza também é uma empresa. Então, esses pilares devem ser observados e cuidados tanto pelo gestor.


1º. Pilar – Clientes – Uma empresa sem clientes não existe! Você precisa genuinamente se preocupar e cuidar do seu cliente. Esteja disponível para ele, ouça com atenção, conheça suas necessidades e supere suas expectativas.


2º. Pilar- Equipe - Tão importante quanto o cliente é a sua equipe! Sem uma equipe forte, motivada, engajada, competente, você não vai conseguir ir muito além. Você precisa se dedicar também à sua equipe, ela é um pilar importante na sua Gestão. Invista tempo, se preocupe genuinamente, olhe nos olhos, ouça, se dedique...


3º. Pilar – Marketing - Você já deve ter ouvido essa frase: “Quem não é visto, não é lembrado!”. E com as ferramentas do marketing digital essa frase se torna uma verdade diária. Seu cliente é bombardeado todos os dias com muita informação. Se ele não te ver, pode esquecer de você. Então, torne-se único, especial, relevante e presente!


4º. Pilar – Preço - Você sabe mesmo calcular o preço correto do seu serviço? Aquele que irá trazer um faturamento que irá pagar todas as contas e ainda ter lucro? Com mais de 10 anos no mercado, vejo muita gente errando na precificação. Olhando para o preço do concorrente e não observando seus próprios custos! De que adianta ter um salão cheio se o preço que você está cobrando te traz prejuízo? Você precisa encontrar quais são seus custos variáveis, suas despesas fixas e variáveis. Precisa entender qual sua capacidade produtiva e ter uma visão de todo seu negócio.

5º. Pilar – Finanças – Todo gestor precisa ter a clareza de toda a gestão financeira do seu negócio. Como acontece o seu fluxo de caixa? Ou seja, quando entra e sai dinheiro do seu caixa, como entra e sai dinheiro do seu caixa. Porém, esse pilar diz muito mais, é necessário olhar, estudar, entender os números de sua empresa e planejar o futuro. Já vi muitas empresas com ralos financeiros abertos sem nenhuma atenção. E isso traz prejuízo e pode até levar à falência. Para não ter esse problema e ainda conseguir crescer, você precisa cuidar de suas finanças.


6º. Pilar – Tempo – Para que seu negócio tenha um real crescimento, você precisa administrar o seu tempo. Ter uma agenda clara, com seus compromissos alinhados com seus objetivos e metas. Controlar o tempo em que você investe em cada atividade. Se você não for dono do seu tempo, pode ter certeza - alguém será. Mas um dos pontos mais importante nesse pilar é aprender a delegar. Vejo muitos gestores querendo fazer tudo sozinho e sem conseguir nenhum sucesso! Aprenda a delegar atividades para sua equipe e seja mais produtivo.


7º. Pilar – Planejamento – Para chegar a algum lugar, você precisa planejar o caminho. Nenhuma empresa consegue alcançar objetivos e crescer se não realizar seu planejamento. Planejar é entender onde está, escrever aonde quer chegar e desenhar o caminho até lá. Várias são as ferramentas que já ensinei por aqui e pelas minhas redes sociais para esse planejamento. Preste atenção nesse importante pilar do seu negócio e invista tempo nele!





Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo