• Giovana Quini

Quando é preciso parar!



Tempo curto, cobranças, correria, equipe desmotivada, cliente exigente, contas, filhos, tarefas, pessoas mal educadas, falta de dinheiro.... tantas são as dificuldades que enfrentamos no dia a dia que de vez em quando precisamos parar!


Desde o início dessa pandemia, tenho escrito sobre saúde emocional e como as nossas emoções interferem em nossa produtividade. E nessa reflexão, me peguei em um momento delicado, com decisões difíceis e momentos estressantes.


E, para manter a saúde emocional, decidi parar. Apenas por uns dias, sumir, relaxar, mudar de ares e me renovar. Engraçado que sempre falei que é preciso parar, que as férias são importantes para a produtividade. Mas nunca tinha feito algo assim e hoje afirmo – é revigorante, transformador!


Quando você é funcionário e chega no seu limite, tem a opção de pedir demissão, conseguir outro emprego, uma recolocação.... Mas quando é empreendedor, não tem essa opção! Então, bora cuidar da saúde emocional para enfrentar cada desafio cada vez mais fortes.


É preciso parar! É preciso pensar, refletir e agir. Mas, o que fazer nesses momentos? E é sobre isso que eu quero conversar contigo hoje. Seja em uma viagem, uma parada para um café ou um cinema no meio da tarde, ou apenas uma caminhada, ter momentos de pausa são essenciais para sua produtividade.


Quando temos um cansaço físico por fazer exercícios, carregar peso ou alguma atividade que exija do nosso corpo, nos recuperamos facilmente com uma boa noite de sono. Mas quando o cansaço é mental, precisamos investir tempo para desligar de tudo.


Nesses momentos é importante buscar alguma atividade que relaxe corpo e mente. Uma leitura de um bom livro, um filme que te envolva, um bate papo com amigos... todas essas atividades podem ser relaxantes.


Ao escolher uma caminhada, você pode optar por ouvir uma música, um audiobook ou um podcast. Mas muito cuidado nessas escolhas. Priorize a sua paz, o seu relaxamento. Não escolha por exemplo, uma música que te deixe triste pois, ao invés de relaxar, você pode entrar em um estado de tristeza ou depressão.


Também não adianta viajar e levar todos os problemas e tarefas junto contigo. Decida realmente investir esse tempo em você! Para aumentar sua criatividade e sua produtividade é necessário um descanso completo.


Sei que para o empreendedor isso pode ser difícil. Mas te pergunto: porque isso é difícil para você?


Muitos empreendedores não conseguem se distanciar de seus negócios porque não sabem delegar, não conseguem confiar tarefas simples para sua equipe e isso com certeza irá atrapalhar o desenvolvimento.

Um bom gestor é aquele que sabe delegar, que investe no crescimento de cada um de sua equipe e que confia em suas instruções. Comece com ações simples, saia hoje à tarde para um café – fique fora por uma hora e entenda como sua equipe se comporta, quais são os resultados dessa sua ausência.


Se a equipe se sentiu perdida, é momento de você orientar e delegar mais. Se a sua equipe se saiu bem, é momento apenas de você confiar!


Quer mais dicas? Me segue nas redes sociais que essa semana toda eu vou te ajudar!



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo