• Giovana Quini

Reclamar ou tomar atitude?




Feriado de Páscoa, carnaval fora de hora, feriado de Tiradentes..... para algumas empresas do comércio o feriado de Páscoa até pode trazer algum aumento no movimento e no faturamento, mas para a grande maioria das empresas, feriados e emendas de feriados são sinônimos e pausa na produção, queda no faturamento mensal e às vezes até prejuízo.

E o que fazer?

Depois de um período desafiador, qualquer baixa na produção ou no movimento causa desconforto para o empreendedor. Principalmente o pequeno.

O que vai realmente fazer a diferença é a sua atitude nesses momentos. A maneira como pensamos, falamos e agimos é o grande diferencial no caminho do nosso sucesso.

Se você reclamar, vai conseguir resolver? Vai mudar o calendário nacional e obrigar todo mundo a produzir e consumir seu produto ou serviço?

É claro que não. Você vai apenas se tornar uma pessoa chata e às vezes até inconveniente. E para que sua equipe trabalhe motivada, engajada, vestindo a camisa, é necessário um líder positivo, que seja proativo e realmente faça acontecer.

Não estou dizendo que isso é fácil. Como empreendedora eu sei muito bem o que essas pausas na produção podem refletir no financeiro de qualquer empresa.

Só quero te fazer refletir sobre qual é a sua atitude perante os desafios diários que você enfrenta.

O feriado é inevitável? O que vamos fazer para que, nos outros dias úteis nossa produção aumente? As vendas podem cair por falta de movimento? O que fazer para que as vendas aumentem nos outros dias, ou o que fazer para que os mesmos clientes comprem mais? Você pode aumentar o faturamento, aumentando o ticket médio do cliente atual.

Um verdadeiro líder não reclama, ele vai à frente de sua equipe, buscando soluções para os problemas diários. Olhe de forma diferente para cada problema, para cada desafio.

É preciso desenvolver a criatividade na resolução dos problemas. Buscar soluções diferentes, saídas diferentes. E você só consegue desenvolver essa criatividade, esse jeito diferente de olhar, quando muda o seu próprio mindset – o seu modo de pensar.

Se continuar reclamando, nada vai mudar – nem seu profissional, nem seu cliente, nem seu faturamento, muito menos sua vida.

Ao invés de reclamar – mude seu jeito de pensar, mude suas palavras e mude agora mesmo a sua vida!



Profa. Ms. Giovana Quini

Consultora, Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Gestão Empresarial

www.giovanaquini.com.br

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