
Giovana Quini
Reclamar ou tomar atitude?

Feriado de Páscoa, carnaval fora de hora, feriado de Tiradentes..... para algumas empresas do comércio o feriado de Páscoa até pode trazer algum aumento no movimento e no faturamento, mas para a grande maioria das empresas, feriados e emendas de feriados são sinônimos e pausa na produção, queda no faturamento mensal e às vezes até prejuízo.
E o que fazer?
Depois de um período desafiador, qualquer baixa na produção ou no movimento causa desconforto para o empreendedor. Principalmente o pequeno.
O que vai realmente fazer a diferença é a sua atitude nesses momentos. A maneira como pensamos, falamos e agimos é o grande diferencial no caminho do nosso sucesso.
Se você reclamar, vai conseguir resolver? Vai mudar o calendário nacional e obrigar todo mundo a produzir e consumir seu produto ou serviço?
É claro que não. Você vai apenas se tornar uma pessoa chata e às vezes até inconveniente. E para que sua equipe trabalhe motivada, engajada, vestindo a camisa, é necessário um líder positivo, que seja proativo e realmente faça acontecer.
Não estou dizendo que isso é fácil. Como empreendedora eu sei muito bem o que essas pausas na produção podem refletir no financeiro de qualquer empresa.
Só quero te fazer refletir sobre qual é a sua atitude perante os desafios diários que você enfrenta.
O feriado é inevitável? O que vamos fazer para que, nos outros dias úteis nossa produção aumente? As vendas podem cair por falta de movimento? O que fazer para que as vendas aumentem nos outros dias, ou o que fazer para que os mesmos clientes comprem mais? Você pode aumentar o faturamento, aumentando o ticket médio do cliente atual.
Um verdadeiro líder não reclama, ele vai à frente de sua equipe, buscando soluções para os problemas diários. Olhe de forma diferente para cada problema, para cada desafio.
É preciso desenvolver a criatividade na resolução dos problemas. Buscar soluções diferentes, saídas diferentes. E você só consegue desenvolver essa criatividade, esse jeito diferente de olhar, quando muda o seu próprio mindset – o seu modo de pensar.
Se continuar reclamando, nada vai mudar – nem seu profissional, nem seu cliente, nem seu faturamento, muito menos sua vida.
Ao invés de reclamar – mude seu jeito de pensar, mude suas palavras e mude agora mesmo a sua vida!
Profa. Ms. Giovana Quini
Consultora, Mentora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Gestão Empresarial