• Giovana Quini

Sendo líder no Mercado da Beleza




Que desafio hein?


Sejamos verdadeiros? O Mercado da Beleza é desafiador, cheio de artistas, com vaidades e comportamentos que deixam de lado o outro, o espírito de equipe é o crescimento conjunto, correto?


Nem sempre!


Vejo e acredito sim, em um mercado em crescimento e se profissionalizando a cada dia mais, onde não há mais espaço apenas para o brilhantismo individual, mas também para o brilhar me conjunto, o crescerem equipe e o verdadeiro papel da parceria.


E vejo que isso começa dentro de cada empresa, ou seja, dentro de cada salão. E esse começo está nas mãos do gestor no papel de líder.


E como então ser líder nesse mercado?

Tudo começa pelo reconhecimento, pela clareza de onde você está. Gosto muito de uma ferramenta do Cocahing que se chama Roda da Vida. Nela, através de algumas perguntas, desenhamos uma roda, visualizando os pontos mais ou menos preocupantes em nossa vida, para entender onde devemos focar nossa atenção.


Com base nessa ferramenta, eu desenvolvi uma Roda da Vida de Gestão de Pessoas, para que você possa analisar sua empresa e uma Roda da Vida de Liderança, para que você possa olhar para si mesmo e seu papel como líder.


Vamos falar aqui de alguns pontos, algumas competências que você precisa desenvolver para ser um bom líder.


1. Olhar humano – em primeiro lugar você precisa saber que está lidando com seres humanos como você, com forças e fraquezas, com pontos fortes e fracos, com expectativas e necessidades. Quando você começa com esse olhar, já

2. Inteligência Emocional – competência essencial hoje para qualquer profissional, ela nos ajuda a entender os próprios sentimentos e emoções, assim como os sentimentos e emoções do outro. Só com a Inteligência Emocional é que conseguimos extrair o melhor de nós e do outro.

3. Poder de Persuasão - essa é a capacidade que alguém tem de convencer o outro de algo. Já viu aquele vendedor que tem o dom de te convencer de que o produto dele é o melhor? Ele tem a capacidade de persuasão. E essa capacidade pode ser usada para o bem e para o mal. Um líder precisa desenvolver sua capacidade de persuasão para levar a equipe a acreditar no mesmo objetivo e buscá-lo.

4. Motivação – ter um motivo para ação. Motivação é algo que vem de dentro de cada um de nós e contamina o ambiente onde estamos. Você já se deparou com uma pessoa motivada? Ela contagia a todos e em pouco tempo muitos estarão seguindo e até ajudando. Isso porque ela tem convicção de qual o motivo que a impulsiona, qual é o seu motivo para a ação. Assim também tem que ser o líder, ter claro qual é a sua motivação. Mas, muito mais que isso, o líder busca em cada integrante de sua equipe o motivo individual. Para que sua equipe siga motivada, o líder busca conhecer e entender o motivo para a ação de cada um. O que realmente motiva e impulsiona cada integrante de sua equipe.


Eu sei que desenvolver todas essas competências não é uma tarefa fácil. Mas eu estou aqui para te ajudar!



Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo